JURAMENTO NO ARAXÁ SAGRADO,
queria incendiar Roma mas o fósforo tava queimado

Centro Cultural Sao Paulo - CCSP
November 2010 - March 2011

Conciudadanos,

this epic-aesthetic-pedagogic-rhetoric-3D exhibition is an essay on the significance of an historical allegory: Simón Bolívar's oath to liberate America. As witnessed/narrated/invented by the minor poet S.R.

Such an essay is not concerned with historical truth. Rather, it concerns the construction of a dramatic space, monumentality and recurrence - all of which are crucial things for the officialoid representation of a 'Spirit of State' as opposed to 'the body of the people'.




"[...] toying with elements of historical memory, Leandro creates a series of situations that seem to test the capacity of a political text to monumentalise speech. Preying on the official cellebrations of the Bicentennial of Latin America's independence, this exhibition comes across as a critique of those very notions of identity and history that are being commemorated elsewhere."
Fernanda Pitta


The lectern on wheels has discursive function; it can be implemented with integrated sound system. 24" wheels with sleek tires. Resistant to any political terrain!

original design: Wodizscko
Adaptation for the tropics: Leandro Cardoso e Thales de Azevedo

Ensaio I

El voluntario (da pátria), candidato a candidato popular subiu no parlatorio sobre rodas e começou a discursar: discurso épico didático roteirizado. Enquanto a um-banda carnavalesca intercalava cada promessa proferida com a introdução de marchinhas específicas, que bem poderiam ser marchas de um exército panamericano, guardião da encruzilhada amazônica-andina. Alguns presentes nesse ensaio inaugural (ensaio de participação popular, ensaio de povo, ensaio de exposição de arte) dividiram o peso do estandarte 'El' durante a procissao - de uma ponta a outra do terraço do Centro Cultural Zum Paulu.

Por pouco esse ensaio inaugural não ficou sem seu candidado a candidato popular (o profeta negro Amerykano que você vê em cima do parlatorio sobre rodas). Resulta que o trabalho mais lhe pareceu macumba que exposição de arte. Mas isso não é sem razão. O bozó invoca o espírito do Libertador, ocupante por destino e por direito do mais alto posto da Respublica.

 

 


Digníssimos cidadãos e curiosos em geral foram convidados a ocupar o posto de Libertador: a subir no parlatorio 'memorial' (palco retórico) e contemplar a antiguidade Greco-Romana, berço de um projeto democrático milenar que, por fim, teria sua resolução no Novo Mundo. A pinga é boa!

O parlatorio 'memorial' é um desenho original de Oscar Niemeyer para o Memorial da América Latina. Adaptado e macumbado por Leancro Cardoso e Thales de Azevedo.

A pintura cênica retrata a vista desde o Monte Aventino, em Roma, reinterpretação de uma pintura histórica panamericana.

Os 'Estandartes para Ameryka' foram encomendados na Bolívia e produzidos com a mão de obra aymara de Gemio Flores e sua equipe. Arquiteto formado, Flores emprega a técnica arquitetônica no artesanato tradicional de seu país. Existem dois modelos básicos de estandarte bordado: o folclórico e o cívico.

O Estandarte cívico obedece regras formais de tamanho, legibilidade e adereços; normalmente utilizado em cerimoniais (posse, procissão, desfile, etc) e para marcar territorio do Estado (edificios, sedes governamentais, etc). Em contrapartida, estandartes cívicos podem ser 'tomados pelo povo' para encabeçar protestos de rua e manifestações políticas populares. Já os estandartes folclóricos não seguem regras tão rígidas, sendo mais brincalhões e carnavalescos; servindo para entradas de caporales, maracatu, samba, goumbé royale, etc.

De uma série continua, foram usados nessa exposição:
*estandarte da genealogisa paternalista 'El' (vermelho)
*estandarte 'Ai de mim, Stigmata' (verde)
*estandarte 'La Expresión Americana' (azul)

 

Ensaio II

O convidado Gerrit Schlegel, um alemão que quer despir índios, pretos e brancos, falou sobre descobridores e mapas, sistemas-mundo e papagaios, costumes, viajantes europeus nos trópicos, antropofagia, weltanschauung e outra série de idéias surgidas a partir do mito inaugural do descobrimento.

Ouça gravação editada da palestra (30min.)

 

 

Ensaio III

Em resposta a exposição, o historiador João Paulo Pimenta ensaiou sobre o projeto bolivariano e a relação do Brasil com essa historia 'vizinha'.

Ouça gravação editada da palestra (30min.)